Pesquisar

sábado, 26 de abril de 2014

Descendência...

Bom dia!!!

   O lado paterno da minha família tem descendência árabe. Minha avó Sara veio de Homs e meu avô Elias veio de Damasco, cidades da Síria. Infelizmente um país sempre atolado em guerra, motivo que levou meus avós virem para o Brasil a muitos anos atrás. E até hoje o país vive o caos dos confrontos civis. Bom, eu não quero falar de guerra na Síria. Quero falar das coisas boas vindas de lá. Na verdade, quando corre um pouco do sangue árabe nas veias, o gosto pela cultura vinda do Oriente Médio se destaca. E eu falo em todos os sentidos. Pela música, pelas roupas, pela maquiagem nas mulheres, pelas jóias, e  principalmente pela gastronomia. Só não podemos falar de religião, talvez o maior motivo de conflitos nessas terras, aliás, onde tudo começou.
   O post de hoje é o primeiro de uma série que publicarei a partir de agora neste blog. Quero mostrar o que sei fazer e como faço pratos da cultura e culinária árabe. Os posts sobre esse assunto não terão uma sequência, porém, farei durante o mês de maio, várias delícias que aprendi com a família Moisés. E o mais interessante é que o gosto pela cozinha árabe se estendeu por toda minha família. A família Silva Guimarães(materna) adora comida árabe também e hoje faz parte da rotina deles preparar pratos típicos dessa região.
    Eu não conheço nenhum país do Oriente Médio, mas tenho muita vontade de ir à Síria conhecer onde meus avós nasceram. Quem sabe um dia... Esperar a guerra acabar? O pior é que nunca acaba...é uma pena!! Mas podemos conhecer algum país dos Emirados, AbuDabi...Dubai.... Seria perfeito!! Marrocos, Israel, Líbano...Nossa, são tantos os lugares que tenho vontade de ir... Quem sabe um dia!!!

  
 
Maquiagem Arabe
 
 
   Essa semana me deu uma vontade louca de comer quibe cru. E se eu não fizer no dia que me dá vontade, eu enlouqueço...rs. Tirei uma foto do quibe que preparei nesse dia, mas não preparei da maneira que costumo fazer. Fiz com o que tinha, só para matar a vontade rápida. Depois vou caprichar e mostro de novo, ok?
 
Ingredientes:(desse que eu fiz)
 
1/2 quilo carne moída( tem que ser uma carne limpíssima, sem nervos ou gorduras, moída 3 vezes)
250 gramas de trigo para quibe
hortelã fresca e desidratada
pimenta síria
cebola fatiada
azeitona verde(tinha que ser preta , mas só tinha verde)
sal e pimenta do reino
azeite
Pão francês
 
  Colocar o trigo de molho na água(não coloque muita água, o suficiente para cobri -lo) por mais ou menos 2 horas. Depois apertar o trigo para retirar o excesso de água. Juntar a carne moída, a hortelã desidratada, a pimenta do reino e a síria, um pouco de azeite, sal e misturar bem(ou passar pela máquina de moer carne). Servir porções individuais com cebola, hortelã fresca, azeitonas, pão e mais azeite.
 
 
 
 
Vou fazer um bem melhor, prometo. Mas mesmo assim, esse ficou ótimo!!! Delicioso!!
 
(só o Gustavo vai entender isso)
 
Bom apetite!!
 
Ma salaama
 
Cristiana

Nenhum comentário:

Postar um comentário