Pesquisar

terça-feira, 20 de maio de 2014

Baixa gastronomia

Bom dia!!

   Tem certos pratos que ainda sofrem um grande preconceito. E um deles é o pescoço de peru. Antigamente, o quilo do pescoço de peru era em média uns R$ 3,00. Hoje, compramos o quilo da mesma carne por R$ 7,90. Isso demonstra uma certa valorização do produto. Na verdade, eu não comia pescoço de peru. Mas quando eu fiz o curso de gastronomia, um certo dia, teve uma aula só de vísceras e eu experimentei cada coisa estranha que pescoço de peru virou uma iguaria e tanto.
   Um belo dia, resolvi comprar o pescoço de peru e fazer do meu jeito. Meu pai adorava e para agradá-lo preparei com todo carinho do mundo. Ficou delicioso!!! A partir de então, sempre faço lá em casa. Minha mãe também não gostava e hoje adora. Meu marido adora também e meu filho ontem experimentou e gostou.
   Tem um detalhe...é um prato para degustar entre pessoas bem íntimas. Tem que comer com a mão e podem haver alguns ruídos durante o jantar...rs.
   Vou ensinar à vocês e sugiro que façam para experimentar.

Ingredientes:

02 quilos de pescoço de peru
02 cebolas cortadas em cubos
01 quilos de batatas cortadas em pedaços grandes
sal
pimenta dedo de moça picadinha
pimenta do reino moída
03 folhas frescas de sálvia
salsa picadinha
cebolinha picadinha
azeite
01 colher de chá páprica
05 dentes de alho amassados
01 colher de tempero tandoori(opcional, mistura de especiarias)
01 cubo de caldo de galinha

Modo de preparo

   Coloque uma panela grande com bastante água para ferver. Enquanto isso, lave e limpe bem os pedaços do pescoço. Assim que a água ferver, jogue a carne na água e deixe ferver por uns 5 minutos. Você vai ver que vai formar uma espuma por cima da água. Escorra, lave novamente e repita este mesmo processo 3 vezes.
    Em uma panela de pressão, refogue a cebola com azeite até que fique bem dourada. Junte o alho e deixe dourar. Acrescente o pescoço já limpo, sal, a páprica, as pimentas, o tandoori(opcional), a sálvia e o cubo de caldo de galinha. Acrescente água fervente até que cubra os pedaços de carne. Tampe a panela de pressão e assim que começar a chiar, 30 minutos. À parte, coloque as batatas para cozinhar em uma outra panela grande, mas não deixe que cozinhe muito e escorra.
    Quando abrir a panela de pressão, o pescoço vai estar macio e suculento, cheio de caldo. Transfira esta carne para uma outra panela, junte as batatas, salsa e cebolinha. Deixe ferver por uns 10 minutos e sirva bem quentinho.








   Deixem o preconceito de lado e caiam de boca no pescoço de peru. Vocês vão gostar!!
   Viva a baixa gastronomia!!!

Bom apetite!!

Cristiana

Nenhum comentário:

Postar um comentário