Pesquisar

sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Relações humanas!!

Boa tarde!!

   A ideia de um blog é tornar as coisas corriqueiras do dia a dia, em assuntos interessantes e fazer disso material de pesquisa na rede. Isso é um conceito meu, viu gente? É o que eu penso. Mas também acho que é um canal bem interessante para expor certos pensamentos, mesmo que sejam só meus. Gostaria de deixar claro um detalhe: o que escrevo está longe de ser o correto. Mas observando as relações humanas ao longo desses meus 38 anos, tenho notado como as pessoas comentem erros(ao meu ver) desnecessários. Eu mesma já cometi tantos erros(e continuo cometendo), porém, tiro lição de cada um deles. Tirei de um blog este pequeno texto e quero compartilhar, para vocês terem uma noção do que estou falando:

"Sabedoria e relações interpessoais
Desde o início das civilizações, o homem estuda maneiras de se relacionar melhor com o meio social. A sabedoria é de singular importância para a questão do "tratar as pessoas", e por isso o conceito geral é que, sabedoria é um certo conjunto de inteligência e paciência, espera a hora certa para fazer isso e aquilo, ou seja um sábio é aquele que tem paciência para com as coisas e inteligência para executá- las, decide corretamente, sempre respeitando a moral, a ética e aos costumes. Nos últimos tempos, agir com sabedoria é sinônimo de:
Fazer o certo na hora certa
Respeitar o pensamento alheio
Ser gentil para com as pessoas
Ser humilde(não um coitado)
Tratar o outro como gostaria de ser tratado
Enxergar o dia-dia, não o seu, e sim ao redor, de situações das mais diversas, e observá-las.
Todo esse conjunto de ideias, identificadas para com quem é sábio, ou seja, para com quem detém a sabedoria, tem contribuído beneficamente para a evolução moral do ser humano. Grandes conquistas efetuaram-se na segunda metade do século XIX e século XX, como o fim da escravidão, a liberdade de religião, a promulgação dos direitos humanos, a igualdade racial e sexual, etc..."

  Entenderam onde eu quero chegar? Nossa, como é bom viver bem!! É óbvio que haverão discussões, brigas e desentendimentos. Mas se chegar a esse ponto, faça disso um aprendizado. Não deixe que vire uma rotina as relações desgastantes. Vou dar um exemplo de uma boa relação:

   -  Duas pessoas se conhecem. Amor!! Demorou uns dois meses para começar o namoro. Depois que viram que o negócio era sério, era a hora de conhecer as famílias. Cada família de um jeito totalmente diferente uma da outra. Mas uma coisa em comum: os valores! Segredo para viver bem com tantas diferenças? Respeito. Ele nunca desrespeitou os pais dela e ela nunca desrespeitou os pais dele. Mesmo se discordássemos disso ou daquilo, o respeito em primeiro lugar. Com isso criaram um elo de harmonia muito grande e hoje eles são uma única família, são duas mães, dois pais(um tá no céu), 10 irmãos e 3 netos.  São cheios de defeitos e de qualidades!! Mas o amor está acima de tudo...

  E isso tem que se estender em todas as relações: trabalho, casamento, amizade, família, vizinho, igreja, trânsito, ônibus, cinema, estádio de futebol, fila... Por isso admiro tantos os japoneses!! Se colocar o som alto demais, pense em crianças recém-nascidas. Se for ao banco, pense que todos na fila tem tanta pressa quanto você. Pense também no caixa, que não pode vacilar, porque se der diferença vai sair do bolso dele e não do dono do banco. Quando tiver dirigindo, lembre que um carro é como uma arma de fogo e você pode matar alguém. Fale menos e escute mais. Não force a barra para que gostem de você, seja simpático sempre e isso vem naturalmente. Não fale alto demais, não coma demais, não durma demais, não trabalhe demais(mas trabalhe), ajude o outro, não seja folgado(porque todos vão falar), agrade as pessoas sem ter nada em troca, agradeça os convites(é uma honra ser chamado para qualquer evento que seja), elogie...Tenho que melhorar em muitos itens, mas hoje eu penso antes de agir. Nisso eu melhorei muito. Posso falar? Sempre tive um comportamento difícil. Mas hoje, estou bem mais tranquila, isso também vem com a idade. Era séria demais, mal humorada, rebelde(mas era da idade na época), intolerante...Reconheço meus defeitos, já é um bom sinal. Mas sempre tive muitos/excelentes amigos. E uma família linda!!O que ajuda muito para as boas mudanças. As pessoas que nos cercam são muito importantes. Todos somos capazes de melhorar.
    Escrevi este texto despretensiosamente, sem motivo algum, a não ser querer melhorar como pessoa e querer compartilhar o bem. Como diz aquele velho ditado "notícia ruim anda rápido", vamos fazer com que as coisas boas corram também...rs.
    Bom, é isso aí. Me deu vontade de escrever este post e espero que sirva de incentivo para todos nós e que possamos melhorar cada dia mais nossas relações humanas.

Bom final de semana à todos!!

Beijos

Cristiana


Nenhum comentário:

Postar um comentário